GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE -
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ – DF
CARTILHA DE ORIENTAÇÃO
ORIENTAÇÕES ALIMENTARES
2016
GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE -
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ – DF
CARTILHA DE ORIENTAÇÃO
ORIENTAÇÕES ALIMENTARES
Cartilha destinada à orientação do atendimento médico por internos do 12o semestre do curso de medicina da Universidade de Brasília tendo em vista a melhoria da informação para pacientes.
AUTORIA
- ESTÊVÃO CUBAS ROLIM CRM-DF 22282
- Contato: http://ubs-itapoa.blogspot.com.br
- CRISTINA LÚCIA ROCHA CUBAS ROLIM CRM-DF 7249
GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE -
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ – DF
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o entendimento das orientações em saúde a serem seguidas é um ponto importante na relação médico-paciente. Há poucos estudos no Brasil a respeito de estratégias para segurança do paciente no processo de uso de medicamento após alta, sendo a principal estratégia adotada a orientação realizada de forma estruturada (MARQUES 2014). Realidade provavelmente presente na atenção primária.
Essa cartilha contém as recomendações mínimas para pacientes atópicos para que a informação chegue de forma clara e para que o médico em formação possa se orientar de forma estruturada.
A cartilha busca uma linguagem objetiva e acessível ao paciente, com termos técnicos quando estritamente necessário, estruturadas em tópicos a serem abordados durante a consulta e que facilitem a compreensão do paciente em consultas subsequentes. Além disso, solicita-se ao médico em formação que o paciente repita com suas próprias palavras as informações que acabou de receber.
Sabe-se que o entendimento das orientações em saúde a serem seguidas é um ponto importante na relação médico-paciente.
GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE -
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ – DF
OBJETIVO GERAL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE
IMPACTO ESPERADO:
- Melhora da qualidade da comunicação entre médico e paciente;
- Roteiro mínimo específico a ser seguido pelo Interno;
- Explicação médica por parte do interno dos tópicos principais durante o atendimento
- Confirmação do entendimento dos principais tópicos durante a consulta por parte do paciente
- Material educativo resumido de apoio para o paciente - revisão de conceitos principais em consultas subsequentes (diário alimentar)
GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE -
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ – DF
ORIENTAÇÕES ALIMENTARES
- Fazer pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço, jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pular refeições.
- Todo dia 6 porções do grupo de cereais, tubérculos, raízes. Preferencia a grãos integrais e alimentos na forma natural.
- Todo dia 3 porções de legumes e verduras, e 3 porções de frutas nas sobremesas.
- Comer feijão e arroz pelo menos 5 vezes na semana
- Todo dia 3 porções de leites e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar gordura aparente das carnes e pele das aves.
- No máximo 1 porção de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina por dia.
- Evitar refrigerantes ou sucos industrializados, biscoitos, doces - no máximo 2 vezes por semana.
- Diminuir quantidade de sal na comida, retirar saleiro da mesa. Usar o máximo possível temperos naturais (açafrão, cebola, alho, cebolinho)
- 2 a 3 litros de água por dia (6 garrafinhas de água)
- Evitar bebidas alcoólicas e fumos, fazer exercícios.
GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE -
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ – DF
DIAS - REFEIÇÕES
MANHÃ TARDE NOITE
1
2
3
4
5
PREVINIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR
- GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE -
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ – DF
REFERÊNCIAS
MARQUES, Liete de Fátima Gouveia; ROMANO-LIEBER, Nicolina Silvana. Segurança do paciente no uso de medicamentos após a alta hospitalar: estudo exploratório1.Saude soc., São Paulo , v. 23, n. 4, p. 1431-1444, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902014000401431&lng=en&nrm=iso>. access on 21 Sept. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902014000400025.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à
Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
290 p. : il. – (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume II)
- ISBN 978-85-334-1973-5 GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE -
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ – DF
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário