terça-feira, 20 de setembro de 2016

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PACIENTES ATÓPICOS

 GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - 
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE 
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ –  DF











CARTILHA DE ORIENTAÇÃO
PACIENTES ATÓPICOS











2016

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PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ –  DF



CARTILHA DE ORIENTAÇÃO 
PACIENTES ATÓPICOS





Cartilha destinada à orientação do atendimento médico por internos do 12o semestre do curso de medicina da Universidade de Brasília tendo em vista a melhoria da informação para pacientes.



AUTORIA

  • CRISTINA LÚCIA ROCHA CUBAS ROLIM CRM-DF 7249




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INTRODUÇÃO
Sabe-se que o entendimento das orientações em saúde a serem seguidas é um ponto importante na relação médico-paciente. Há poucos estudos no Brasil a respeito de estratégias para segurança do paciente no processo de uso de medicamento após alta, sendo a principal estratégia adotada a orientação realizada de forma estruturada (MARQUES 2014). Realidade provavelmente presente na atenção primária.
 Essa cartilha contém as recomendações mínimas para pacientes atópicos para que a informação chegue de forma clara e para que o médico em formação possa se orientar de forma estruturada.
A cartilha busca uma linguagem objetiva e acessível ao paciente, com termos técnicos quando estritamente necessário, estruturadas em tópicos a serem abordados durante a consulta e que facilitem a compreensão do paciente em consultas subsequentes. Além disso, solicita-se ao médico em formação que o paciente repita com suas próprias palavras as informações que acabou de receber.
Sabe-se que o entendimento das orientações em saúde a serem seguidas é um ponto importante na relação médico-paciente.
 



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OBJETIVO GERAL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE

IMPACTO ESPERADO: 
  • Melhora da qualidade da comunicação entre médico e paciente;
  • Roteiro mínimo específico a ser seguido pelo Interno;
  • Explicação médica por parte do interno dos tópicos principais durante o atendimento
  • Confirmação do entendimento dos principais tópicos durante a consulta por parte do paciente
  • Material educativo resumido de apoio para o paciente - revisão de conceitos principais em consultas subsequentes (diário de crise)


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ORIENTAÇÕES - ATOPIA (ALERGIAS)

  1. BANHO COM ÁGUA MORNA OU FRIA
  2. BANHOS CURTOS
  3. SABONETE EM ÁREAS SUJAS
  4. APÓS BANHO PASSAR CREME SEM PERFUME
  5. EVITAR AMACIENTES
  6. EVITAR PERFUME
  7. EVITAR FUMAÇA DE CIGARRO
  8. EVITAR CONTATO COM CACHORROS E GATOS
  9. EVITAR CONTATO COM TAPETE E CORTINAS
  10. LIMPEZA DO QUARTO COM MISTURA ÁGUA E ÁLCOOL (MEIO-MEIO) OU ÁGUA E ÁGUA SANITÁRIA (MEIO-MEIO)
  11. TROCA DOS LENÇÓIS DIÁRIA
  12. COLCHÃO AO SOL 1X SEMANA










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DIAS - EVENTOS DE ALERGIA

MANHÃ TARDE NOITE

1


2


3


4


5




PREVINIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR

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REFERÊNCIAS

MARQUES, Liete de Fátima Gouveia; ROMANO-LIEBER, Nicolina Silvana. Segurança do paciente no uso de medicamentos após a alta hospitalar: estudo exploratório1.Saude soc., São Paulo ,  v. 23, n. 4, p. 1431-1444,  Dec.  2014 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902014000401431&lng=en&nrm=iso>. access on  21  Sept.  2016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902014000400025.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à
Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
290 p. : il. – (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume II)
  • ISBN 978-85-334-1973-5 GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - 
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REFERÊNCIAS







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