terça-feira, 20 de setembro de 2016

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PACIENTES HIPERTENSOS

 GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - 
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE 
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ –  DF











CARTILHA DE ORIENTAÇÃO
PACIENTE HIPERTENSO











2016

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SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE 
PSU EQUIPE 7 – ITAPOÃ –  DF



CARTILHA DE ORIENTAÇÃO 
PACIENTE HIPERTENSO





Cartilha destinada à orientação do atendimento médico por internos do 12o semestre do curso de medicina da Universidade de Brasília tendo em vista a melhoria da informação para pacientes.



AUTORIA

  • CRISTINA LÚCIA ROCHA CUBAS ROLIM CRM-DF 7249




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INTRODUÇÃO
Sabe-se que o entendimento das orientações em saúde a serem seguidas é um ponto importante na relação médico-paciente. Há poucos estudos no Brasil a respeito de estratégias para segurança do paciente no processo de uso de medicamento após alta, sendo a principal estratégia adotada a orientação realizada de forma estruturada (MARQUES 2014). Realidade provavelmente presente na atenção primária.
 Essa cartilha contém as recomendações mínimas para pacientes atópicos para que a informação chegue de forma clara e para que o médico em formação possa se orientar de forma estruturada.
A cartilha busca uma linguagem objetiva e acessível ao paciente, com termos técnicos quando estritamente necessário, estruturadas em tópicos a serem abordados durante a consulta e que facilitem a compreensão do paciente em consultas subsequentes. Além disso, solicita-se ao médico em formação que o paciente repita com suas próprias palavras as informações que acabou de receber.
Sabe-se que o entendimento das orientações em saúde a serem seguidas é um ponto importante na relação médico-paciente.
 



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OBJETIVO GERAL: EDUCAÇÃO EM SAÚDE

IMPACTO ESPERADO: 
  • Melhora da qualidade da comunicação entre médico e paciente;
  • Roteiro mínimo específico a ser seguido pelo Interno;
  • Explicação médica por parte do interno dos tópicos principais durante o atendimento
  • Confirmação do entendimento dos principais tópicos durante a consulta por parte do paciente
  • Material educativo resumido de apoio para o paciente - revisão de conceitos principais em consultas subsequentes (diário de pressão)


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MEDIDAS - PRESSÃO ARTERIAL


  • 5 MINUTOS EM AMBIENTE CALMO
  • NÃO FALAR DURANTE MEDIDA DA PRESSÃO
  • SEM VONTADE DE IR NO BANHEIRO 
  • SEM EXERCÍCIO FÍSICO NOS ÚLTIMOS 60 MINUTOS
  • SEM TER TOMADO ÁLCOOL OU CAFÉ RECENTE (TEMPO)
  • SEM TER FUMADO (30 MINUTOS)














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DIAS

DATA PRESSÃO PERÍODO-HORÁRIO
1


2


3


4


5



PREVINIR É MELHOR DO QUE REMEDIAR






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REFERÊNCIAS

MARQUES, Liete de Fátima Gouveia; ROMANO-LIEBER, Nicolina Silvana. Segurança do paciente no uso de medicamentos após a alta hospitalar: estudo exploratório1.Saude soc., São Paulo ,  v. 23, n. 4, p. 1431-1444,  Dec.  2014 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902014000401431&lng=en&nrm=iso>. access on  21  Sept.  2016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902014000400025.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à
Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
290 p. : il. – (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume II)
  • ISBN 978-85-334-1973-5 GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE - 
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REFERÊNCIAS







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